sábado, 8 de janeiro de 2011

Documentação do Inventário Nacional de Referências Culturais está disponível na internet

07/01/2011
Interface INRC
O Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan disponibiliza hoje, sexta-feira (7), em caráter experimental, a interface pública de acesso pela internet do Sistema do Inventário Nacional de Referências Culturais -- S-INRC. A iniciativa permitirá a divulgação de parte das informações, documentos e registros sonoros, audiovisuais e fotográficos gerados com a aplicação da metodologia do inventário e organizados no banco de dados do S-INRC.

O S-INRC é uma plataforma digital que está sendo desenvolvida para o gerenciamento de todo o processo de pesquisa do inventário. No futuro, deverá ser utilizado para a construção de relatórios, oferecendo subsídios para a implementação e gestão das políticas públicas de patrimônio cultural imaterial. Além disso, sistema fornecerá indicadores não apenas para avaliar as condições de existência e transmissão dos bens culturais, como também para aferir a eficácia das ações destiandas à sua preservação.

Sobre o INRC

O Inventário Nacional de Referências Culturais – NRC – é uma metodologia de pesquisa desenvolvida pelo Iphan. Seu objetivo é a produção de conhecimento sobre os domínios da vida social aos quais são atribuídos sentidos e valores e que, portanto, constituem marcos e referências de identidade para determinados grupos e comunidades. Contempla, além das categorias estabelecidas no Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial, edificações associadas a certos usos, significações históricas e imagens urbanas, independentemente de sua qualidade arquitetônica ou artística

Confira INTERFACE PÚBLICA DO S-INRC - Sistema do Inventário Nacional de Referências Culturais
Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal

Nenhum comentário: